quarta-feira, 30 de junho de 2010

Não vivemos acima das nossa possibilidades

"Segundo um estudo realizado por sociólogos do ISCTE, vinte por cento dos portugueses estão abaixo do limiar de pobreza. Ou seja, não conseguem garantir o mínimo das necessidades familiares. Se não fossem as ajudas do Estado este número passaria para os 40%.
31% das famílias estão no escalão imediatamente acima do limiar de pobreza - ganham entre 379 e 799 euros. 21% não têm qualquer margem para qualquer despesa inesperada. 12% não conseguem comprar os medicamentos que precisam. Muitos deles, apesar de terem mais qualificações do que os seus pais, vivem pior do que eles. 35% vivem confrontadas com situações frequentes de escassez, o que inclui a impossibilidade de aquecer a casa ou de usufruir de baixas médicas para não perder rendimentos. 57% vivem com um orçamento familiar abaixo dos 900 euros.
Este povo pobre desconfia dos outros, desconfia do poder (70%), não está satisfeito com as suas condições de vida mas, extraordinariamente, considera-se feliz. Mais de um terço dos insatisfeitos diz que nada faz para mudar de emprego, 63% recusa a possibilidade de emigrar e apenas uma minoria diz que deseja voltar a estudar.
Este estudo diz-nos duas coisas.
A primeira é evidente para quem conheça o País: os portugueses não vivem acima das suas possibilidades. Vivem abaixo delas. Há uma minoria, isso sim, que garante para si a quase totalidade dos recursos públicos e privados. Somos, como se sabe, o País mais desigual da Europa. Temos dos gestores mais bem pagos e os trabalhadores que menos recebem. Somos desiguais na distribuição do salário, do conhecimento, da saúde, da justiça. E essa desigualdade é o nosso problema estrutural. É esse o nosso défice. Ele cria problemas económicos - deixando de fora do mercado interno uma imensa massa de pessoas -, orçamentais - deixando muitos excluídos dependentes do apoio do Estado -, sociais, culturais e políticos.
A segunda tem a ver com isto mesmo: a pobreza estrutural não leva à revolta. Dela não resulta exigência. Provoca desespero e resignação. Resignação com a sua própria vida, resignação com a desigualdade e resignação com a incompetência dos poderes públicos. A pobreza não apela ao risco. Não ajuda à acção. O atraso apenas promove o atraso.
Nos últimos 25 anos entraram em Portugal rios de fundos europeus. Aconteceu com eles o que aconteceu com todas as oportunidades que Portugal teve nos últimos séculos. Desde o ouro do Brasil, passando pelo condicionalismo industrial do Estado Novo e acabando nos fundos europeus, nos processos de privatização para amigos e no desperdício em obras públicas entregues a quem tem boas agendas de contactos, que temos uma elite económica que vive do dinheiro fácil, do orçamento público e da desigualdade na distribuição de recursos. Essa mesma que, em tempo de crise, o que pede é redução do salário e despedimento fácil.
Repito: os portugueses não vivem acima das suas possibilidades. Apenas vivem num País onde as possibilidades nunca lhes tocam à porta. O nosso problema é político. É o de uma economia parasitária de um Estado sequestrado por uma minoria que não inova, não produz e não distribui. De um Estado e de um tecido empresarial onde os actores se confundem. De um regime pouco democrático e nada igualitário. E de um povo que se habituou a viver assim. De tal forma resignado que aceita sem revolta que essa mesma elite lhe diga que ele, mesmo sendo pobre, tem mais do que devia. "
by-Daniel oliveira in-Antes pelo contrário Expresso


Oh! God Acabei de Descobrir que faço parte:
Dos tais 30% que está no escalão imediatamente acima do limiar da pobreza.
Dos 21% que não tem margem para qualquer despesa inesperada.
Mas não faço parte "de um povo que se habituou a viver assim. De tal forma resignado que aceita sem revolta que essa mesma elite lhe diga que ele, mesmo sendo pobre, tem mais do que devia."
Nunca!
Luto por melhorar, por crescer.Quero voltar a estuda e sei que o vou fazer, procuro novas formas de crescer profissionalmente e nunca me acomodo nem o quero fazer.Não acredito que estar efectiva numa empresa com 27,28 29 ou 30 é seguro e por isso não vale a pena procurar melhor ou arriscar para ter melhor.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Quote

“For beautiful eyes, look for the good in others; for beautiful lips, speak only words of kindness; and for poise, walk with the knowledge that you are never alone.”- Audrey Hepburn

Bons Velhos Tempos

Ainda me lembro de quendo era miuda e brincava na rua, andava de bicicleta, de patins, jogava á macaca, ao 31, ou ás escondidas.
Cresci na rua a sujar-me e a aleijar-me, e não me fez mal algum.
Quando já era adolescente adorava ir para a escola de barriga á mostra quer chovesse ou fizesse sol, nunca queria carregar com o casaco porque era um empecilho, o chapéu de chuva então nem se fala.
Lembro-me das Férias de Verão, de ficar acordada a brincar até mais tarde, de ir para as colónias de férias, de ir á praia o dia todo e não sair da água.De chegar a casa queimada pelo sol tomar um banho refrescante, jantar e ir comer um gelado ao café da vila.
Lembro-me de acordar cedissimo para ir para a praia e estar nublado e sentir um vento arrepiante mas que não nos assustava, e ainda se dizia que era nessas alturas em que o sol mais queimava....
Lembro-me de chegar a Agosto e já sonhar com o novo ano escolar, ficar em pulgas para ir buscar os livros novos e abri-los só para sentir o cheiro a papel novo.
Lembro-me de andar na preparatória e pensar que já era crescida o suficiente para ir para a escola a pé e não na carrinha que a minha avó pagava todos os meses e me ia buscar e levar a a casa.
Lembro-me de ter sempre mais amigos rapazes do que raparigas, de fazer concursos de "porrada" de jogar á bola e nunca andar de saia, a não ser que fossem as raparigas todas o que merecia pelo menos uma semana de preparação.
Lembro-me de querer crescer, de querer tirar a carta de condução, de ser adulta.
Hoje Lembrei-me disso tudo, e tenho saudades.
Saudades de ser criança, de ter sempre um sorriso na cara e os joelhos esfolados.De brincar na areia e mergulhar como os golfinhos.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Quote

"A ignorância tem alguma inconveniência. Quando se junta à estupidez, não há remédio." -José Saramago

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ups!! :S

Ontem num acesso de fúria(sim eu sou como as crianças),e para não gritar ou fazer algo de que me arrependesse mais, dei uma espécie de empurrão á minha mesa de jantar e depois de descarregar lá fui eu toda catita fazer o jantar.
Enquanto o jantar estava ao lume, fui arrumar tudo para começar a por a mesa e qual não é o meu espanto quando estendo a toalha vejo que a mesa está torta.
Achei estranho(nem me lembrava do que tinha acontecido), começo a verificar o porquê e qual não é o meu espanto quando vejo que no meio daquele empurrão tinha partido uma das três pernas da mesa, o meu "namorido" só se ria e eu feita parva a olhar para aquilo com um ar deveras afectado.
Ele ficou todo contente porque há já meses que quer comprar uma mesa nova(aquela já estava na casa quando a alugá-mos, é redonda e tem pouco espaço)e agora vai ter essa oportunidade.......Chiça penico.... :S Tenho de começar a praticar Body Combat ou assim para descarregar noutras coisas que não me façam gastar mais dinheiro.....

segunda-feira, 21 de junho de 2010

PORTUGAL!!!



OK... Portugal ganhou 7-0 à Coreia, sim foi um jogo Fabulástico, sim foi a maior goleada de Portugal nesta fase de um Mundial e sim já temos um pézinho nos Oitavos de Final, mas agora que estamos embalados, é favor de não se encostarem á sombra da bananeira.

Eu sei que é dificil jogar contra o Brasil, mas façamos um esforço,por favor!
Mas Parabéns a todos, fizeram um excelente jogo e apesar de muito boas pessoas não acreditarem e gozarem com esta goleada naquela do "bater no ceguinho", mereceram e fizeram por isso......

Verão




"Eu gosto é do Verão, de passear de prancha de mão
Saltar-mos e rir-mos na praia.....
De Nadar e apanhar um escaldão...."






E já agora Portugal tá neste momento a ganhar 4-0 a Coreia, Ehehehe...

PORTUGAL!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Novo Modelo

Assim que cheguei ao trabalho a minha colega que também tem um blog mostrou-me que a Blogger tinha adicionado uma nova funcionalidade a do design, onde encontrei vários modelos de templates com imensas opções de imagens. Tanto mexi que acabei por escolher este, ainda não sei se será com o qual irei ficar, mas por agora foi o que preferi.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Rainha Rania


Rania a rainha da Jordânia é uma das mulheres mais bonitas que podemos ver na aristocracia do século XXI, mas não é só um palmito de cara, antes pelo contrário.
Formada em Administraçao de Empresas, trabalhou na Apple e hoje em dia realiza trabalhos socias pelas mulheres e crianças pobres da Jordânia (funções tipicas de uma rainha).
Mas enganem-se se é só isto que ela faz. Ontem ao ver um documentário no Biography Channel descobri que esta bela rainha teve ou tem(não sei se continua) um canal no Youtube,um Vlog.E para quê? Para falar do seu país, para demonstrar que não podemos generalizar todos os países predominantemente Mulçumanos.E utilizou o Youtube para conseguir chegar ás camadas mais jovens e a um numero maior de pessoas.
Pretende Desmistificar o Árabe=Mulçumano=Terror(Terrorista)=Guerra, respondendo também ás duvidas e perguntas dos internautas.E acreditem que pelo que vi ontem no documentário há "gente" muito mal informada, até muito preconceituosa.
Vi também que existem Mulheres que são pilotos de aviação,presidentes de concelhos de administração.Vi que existem shoppings com lojas tão ocidentais como a Footlocker.
Se já adimirava esta mulher por tudo aquilo que demonstrava ser, desde ontem que a minha admiração subiu um bocadinho mais e acredito que quando ler mais sobre ela vai continuar a subir.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Vicio


Ando completamente viciada em jogar PS3.

Há poucos dias comprei o Tomb Raider e assim que chego a casa só quero despachar aquilo que tenho a fazer para me pôr a jogar, o meu problema é que com toda esta ânsia chego ao fim dos jogos realmente com uma rapidez que até m e espanta.

Enfim, os jogos não são nada baratos por isso tenho de conter nas horitas do vicio ehehe....

sexta-feira, 4 de junho de 2010

....

Hoje ao saber que Angelina Jolie faz 35 anos e ao ver fotos dela e também do seu marido Brad Pitt, fiquei a perguntar-me o porque de tanto fascinio ao redor deste casal maravilha, a minha opinião sobre os dois como actores e como pessoas(pelo menos daquilo que todos temos conhecimento) é que são excelentes mas humanos como todos nós.
Tudo bem que houve polémica aquando das filmagens de Mr. and Mrs. Smith quando o senhor Pitt deixou a sua esposa Jennifer Aniston e que talvez não tenha agido da maneira mais correcta ao fazê-lo, mas na altura em que deixou a bela da Gwyneth Paltrow para ficar com ela as coisas também não correram pelo melhor....ou seja, as atitudes dele deixam muito a desejar.
Sim eu sei que todas preferem a Jennifer á Angelina, porque é uma senhora, é linda de morrer e etc. etc. etc. mas para mim (e é apenas a minha opinião) a Angelina tem muito mais a oferecer.
Senão vejamos;
É Linda de morrer, e todos os homens a veneram (talvez por isso a inveja de tantas mulheres);
É Solidária, e disso todos temos provas;
É Louca, sim porque é muito importante uma mulher ser um pouco louca para dar animação a um casamento, muito melhor que ser mosca morta;
Sabe ser uma Dama, é recebida por governantes e luta por aquilo em que acredita e sempre com classe;
É boa actriz;
And Last but not Least é mãe, adoptou 3 crianças e teve mais 3 biológicas dele, coisa que pelos vistos ele sempre desejou;
Sim eu sei que há imensos rumores sobre eles, ora que se vão separar, ora que se vão casar, a unica coisa que eu sei, é que se eles não quisessem tar juntos não estavam e acredito que lhes convenha este falatório para ganharem mais uns milhõezitos mas se separarem farão tantos ou mais pela polémica, pelos segredos obscuros do outro e do casamento....
Olhem se querem que vos diga nem sei o que pensar além de que eles fazem um casal lindo e que pelos vistos se completam.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Fruta


Esta Primavera a unica fruta com sabor a fruta(redundância?) que comi foi laranjas, também já comi uma optima melância que tava boa mas ainda não estava no ponto e apercebo-me que tenho saudades, saudades de quando era miuda e comia uma peça de fruta que era tão mas tão saborosa que não descansava enquanto não comesse tudo o que estava na fruteira ou no frigorifico.

Hoje em dia isso já não me acontece,a fruta que compro mesmo sendo portuguesa já não tem aquele sabor, hoje já não sou gulosa de fruta....

Eu sei que hoje a maior parte é de estufa e tem mais água que o deus me livre, quimicos então nem falar, mas mesmo quando compro biológica ou até aquela que me dão das hortinhas lá da terra não me sabe ao mesmo e fico mesmo desconsolada....

Hummm..Porque será?






Este senhor, um simples canalizador Russo diz que não sabe porque é que as pessoas ficam a olhar para ele na rua.....ehehe




Talvez porque se assemelha a este?



Quem sabe?