terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Vinagre

Existem inumeras formas de utilizar o vinagre, especialmente o vinagre de vinho branco.

1- Limpe as prateleiras e as paredes do seu frigorifico com uma solução de 1/2 copo de vinagre com 1/2 copo de água morna e vai ver que fica sem manchas e sem odores.

2- As suas canecas ou chavenas de café costumavam ser barncas e agora estão amareladas ou manchadas? Esfregue com um pano suave uma solução de vinagre e bicarbonato de sodio ou sal em partes iguais.

3- Mate os Germes do Wc, pulverize vinagre sobre a sanita e sobre o lavatório e enxugue com um pano.

4- Branqueie as suas roupas brancas e  retire as manchas de suor com um copo de vinagre na sua maquina de lavar e coloque cerca de 2 colheres de sopa de bicarbonato de sodio onde costuma colocar o amaciador e lave a 40º.

5- Limpe os seus bicos do fogão, coloque-os de molho numa solução de 80%vinagre 20% água e deixe durante a noite, no dia a seguir basta lavar normalmente e ficam a brilhar.

6- As suas carteiras e sapatos de pele que têm algumas marcas de uso e/ou arranhões?Esfregue com um pano suave embebido em vinagre, isto vai ajudar a dar brilho e disfarçar os riscos.

7- Acabar com as ervas daninhas, se tem ervas daninhas a crescer entre a calçda da entrada de sua casa ou no acesso a garagem ensope-as com vinagre até chegar as raizes e verá que morrerão.

8- Borrife vinagre sobre o pelo do seu cão além de afastar as carraças e as pulgas ficara a brilhar.

9- Antes de pintar as unhas passe um algodão embebido em vinagre nas unhas assim retirará qualquer vestigio de gordura o que ajudará a manter o verniz por mais tempo.

10- Lave as saladas e legumes com vinagre para ter uma limpeza mais aprofundada.

11- Retirar pastilha elástica dos tecidos e cabelo, basta aquecer o vinagre e saturar a zona até conseguir retirar tudo.

12- Ao cozer ovos para que estes não estalem coloque uma colher de sopa de vinagre na água da cozedura.

13- Dilua vinagre com um pouco água e borrife pela casa para atenuar os odores.

14- Para descalcificar dilua um copo de vinagre na água do reservatório de água da sua máquina de café e faça correr a água até acabar esse primeiro depósito e depois enxague novamente com mais 2 reservatorios so de água para retirar qualquer sabor.

15- Limpe as suas tesouras com um pano embebido em vinagre.

1 comentário:

  1. Minha mãe já havia me dito das várias utilidades do vinagre. Eu já usei pra limpar o chão e funcionou muito bem!!

    ResponderEliminar